Os projetores nos últimos anos tornaram-se indispensável em qualquer apresentação de sucesso, neste post vamos ajudar você a escolher o melhor projetor para seu evento.
Se você precisa fazer uma apresentação de um trabalho na escola, faculdade, congresso, reuniões, conferências ou mesmo um evento corporativo é provável que queira impressionar a todos, não é mesmo?
O uso de um bom projetor multimídia é um ótimo recurso a ser utilizado, pois facilita a visualização de imagens, vídeos, gráficos e demais desenhos, se tornando mais dinâmico, além de ser uma excelente ferramenta didática.
A apresentação em tela grande cria uma impressão duradoura para impressionar o público e estimular os sentidos visuais.
O aumento resultante na variedade de projetores no mercado dificultou a escolha do melhor projetor. Seja para alugar, que é uma opção mais barata ou comprar um projetor.
Escolher o projetor certo para o evento continua sendo uma tarefa difícil, mas com o conhecimento e o planejamento adequado, é possível otimizar a seleção e obter o melhor valor. Este post destina-se a cobrir vários aspectos sobre tipos de projetores, tecnologia, acessórios e muito mais.
Logo de cara, há algumas perguntas relevantes para escolha do projetor ideal:
- Qual a dimensão do espaço onde o evento será realizado?
- Qual o numero de público participante?
- Como é a iluminação do local?
- Qual o tipo de conteúdo que será projetado
Essas questões ajudam a definir qual o melhor projetor multimídia para o evento.
Dimensões do espaço e numero do público participante
Entender as
dimensões do espaço onde o evento será realizado ajuda na estimativa de
distância do palco, a disposição dos convidados e quais os elementos que irão
compor todo o ambiente; tudo isso influenciará no tipo de projeção a ser
contratado.
A importância de saber a estimativa do número de participantes está no
direcionamento das configurações de som ao projetor e no posicionamento correto
das telas. Além disso, ajudará na classificação mais adequada do evento: se
será de pequeno, médio ou grande porte.
Quanto maior o público, maior a imagem necessária para visualização. Quanto maior a imagem, maior será a contagem de luz necessária para manter a clareza das imagens.
O público de pequeno a médio porte está bem servido com um projetor de 3000 lúmens, enquanto audiências maiores (100+) exigem um projetor acima de 3600 lúmens para projeção de imagem nítida e clara.
Iluminação do local da projeção
Encontramos usualmente espaços de eventos que são planejados proporcionando um controle de incidência de luz. Quando este é um fato consumado, o mais adequado é que sejam utilizados projetores com menos brilhos.
Se este controle é inexistente, é recomendado que seja contratado projetor com mais lumens.
A luminosidade dos ambientes está diretamente relacionada à quantidade de lúmens e também ao tamanho da tela de projeção.
Além da luminosidade, é recomendável verificar a taxa de contraste: quanto maior ela for, melhor. O ideal é escolher um projetor com contraste de, pelo menos, 10.000:1 — o que significa que o branco é 10.000 vezes mais claro que o preto. Quanto mais alta essa taxa, maior a variação de cores e a quantidade de detalhes.
Conteúdo da apresentação que será projetado
É importante saber quais conteúdos serão exibidos para garantir a qualidade da projeção. Textos? Fotos? Vídeos? Interatividade web? Planilhas ou Gráficos? Cada informação importa na hora de escolher o projetor adequado para seu evento.
Em áudio visual, o termo resolução é usado para medir a clareza da imagem projetada, resolução medida pelo número de pixels na tela e normalmente exibida em dois números, como 1024 x 768 (número de pixels na tela x número de pixels no topo para baixo) Os projetores de alta resolução produzem imagens mais nítidas e claras do que os projetores de baixa resolução, em geral recomendamos projetores de alta resolução para clientes que precisam exibir imagens detalhadas, vídeos ou planilhas com figuras e texto.
Conexões
É muito importante que, ao fazer a escolha de um projetor, você esteja atento às conexões. É preciso que você verifique se o aparelho que pretende adquirir conversa com as suas fontes de informação, como os computadores ou notebooks que utilizará nas projeções.
A maioria dos projetores tem entradas HDMI e VGA, possibilizando assim uma conexão com diversos tipos de equipamentos. Além disso, as opções mais modernas permitem a conexão Wi-FI, facilitando o uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Telas de projeção
Não podemos esquecer a importância da tela de projeção, nela você terá a possibilidade de exibir imagens, vídeos e gráficos e outros tópicos.
O uso adequado de uma boa tela de projeção facilita o entendimento a sua apresentação, isso gera mais credibilidade à sua apresentação, mostrando o empenho e o compromisso em expor da melhor forma as suas ideias.
Para você ter uma tela de projeção ideal será necessário fazer alguns cálculos básicos em relação a ela. Os fatores que estão em jogo aqui são:
- Dimensões da sala.
- Posição da tela.
- Disposição dos assentos.
- Formato da imagem que será projetada.
O que deveria ser algo técnico e complicado, por meio de uma ferramenta fica muito mais simples. Com ela, você consegue fazer o cálculo para a escolha da tela de projeção muito mais rápido e fácil, sites de fabricantes como Epson também disponibiliza ferramentas para calcular de distancia da tela. Assim, não terá mais dúvidas na hora de escolher o projetor e a tela perfeita para o seu ambiente!
Se você gostou do post e quer saber mais , curta a nossa página no Facebook